Eco-Escolas

Pretende-se com a implementação do Eco-Escolas, estimular nas crianças e jovens o hábito de participação nos processos de decisão e a adoção de comportamentos adequados, no seu quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.

Seguindo a metodologia da Agenda 21 e evidenciando-se como uma prática consequente de Educação para a Sustentabilidade, o Clube seguiu os procedimentos definidos, cumprindo os “sete passos”., a saber:

  1. Conselho Eco-Escola, constituído por elementos de toda a comunidade educativa – incluindo os estudantes-, o qual assegura a execução da metodologia, monitoriza e avalia as ações e decide sobre a candidatura ao galardão.
  2. Auditoria ambiental que visa identificar os problemas através de um conjunto de indicadores observáveis e de inquéritos na escola.
  3. Plano de ação, no qual as atividades planificadas devem dar resposta às principais lacunas detetadas na auditoria. Este plano deve incluir ações relacionadas com os temas base água, resíduos, energia e pelo menos um tema dos ano podendo ainda incluir outras temáticas como espaços exteriores, ruído, alterações climáticas, biodiversidade, floresta, ou outros.
  4. Monitorização e avaliação das ações e atividades desenvolvidas face às metas estabelecidas para cada ano, em muitos casos realizados por brigadas que se tem constituído nas escolas.
  5. Trabalho curricular que integra a capacitação dos alunos para as temáticas desenvolvidas 6. Envolvimento da comunidade e divulgação das ações realizadas, que deverão tanto quanto possível extravasar as paredes da escola com efeitos multiplicativos.
  6. Eco-código ou código de conduta que visa expressar os compromissos assumidos pela comunidade educativa para a construção da sustentabilidade.


O Galardão Eco-Escola, pressupõe que os seus alunos assumem comportamentos ambientais adequados, os quais, vão sendo transmitidos aos familiares e à comunidade local.

Professores Responsáveis:

  • Elisa Pinho
  • 4ª FEIRAS, ÀS 14:20
  • 5ª FEIRAS, ÀS 17:00

OBJETIVOS:

  • Aumentar o conhecimento (divulgação, sensibilização e (in)formação em Educação Ambiental para a sustentabilidade.
  • Integrar a Educação Ambiental / EDS na educação formal, não formal e informal.
  • Trabalhar a gestão ambiental do espaço escola, através da implementação de ações de efetiva melhoria na gestão de recursos.
  • Informar e envolver os participantes e toda a comunidade escolar, com ênfase nos alunos através da aplicação da metodologia inerente à Agenda 21.
    Orientar para a Ação (mudança de atitude e comportamento, compromisso, participação e envolvimento, cidadania e governança).
  • Abordar “pela positiva” as boas práticas de sustentabilidade (pedagogia de exemplo, construtiva), reconhecendo e premiando os progressos obtidos.
  • Contribuir para o progresso na escala da literacia ambiental através do recurso a metodologias participativas de exercício da cidadania.

1º Conselho Eco-escolas

Plano de ação

Ação de Manutenção da Floresta